Serviços

Veja detalhamentos de nossos serviços

A Autoescola Piloto oferece uma ampla variedade de serviços de alta qualidade para quem deseja obter a carteira de habilitação e se tornar um motorista responsável e seguro.

A habilitação categoria B é uma das categorias de habilitação de motoristas estabelecidas pelo Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). Essa categoria autoriza o motorista a conduzir motocicletas, motonetas, triciclos e quadriciclos motorizados.

Para obter a habilitação categoria B, o candidato deve passar por uma série de etapas, que incluem exame médico e psicológico, 45 aulas teóricas e 20 aulas práticas específicas para motocicletas, além de ser aprovado em uma prova teórica e uma prova prática de direção com motocicleta em motopista credenciadas pelo DETRAN-MG (Departamento Estadual de Trânsito).

É importante ressaltar que a condução de motocicletas exige habilidades e conhecimentos específicos, além de uma dose extra de atenção e cuidado por parte do condutor, já que os motociclistas estão mais vulneráveis a acidentes no trânsito. Por isso, é fundamental que o motorista com habilitação categoria B esteja sempre atento às condições da via, respeite as leis de trânsito e utilize equipamentos de segurança, como capacete, luvas e roupas apropriadas.

A habilitação categoria A é uma das categorias de habilitação de motoristas estabelecidas pelo Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) no Brasil. Essa categoria autoriza o motorista a conduzir motocicletas, motonetas, triciclos e quadriciclos motorizados.

Para obter a habilitação categoria A, o candidato deve passar por uma série de etapas, que incluem exame médico e psicológico, aulas teóricas e práticas específicas para motocicletas, além de ser aprovado em uma prova teórica e uma prova prática de direção com motocicleta em moto pista credenciadas pelo DETRAN-MG (Departamento Estadual de Trânsito).

É importante ressaltar que a condução de motocicletas exige habilidades e conhecimentos específicos, além de uma dose extra de atenção e cuidado por parte do condutor, já que os motociclistas estão mais vulneráveis a acidentes no trânsito. Por isso, é fundamental que o motorista com habilitação categoria A esteja sempre atento às condições da via, respeite as leis de trânsito e utilize equipamentos de segurança, como capacete, luvas e roupas apropriadas.

A adição de categoria A é um processo realizado por motoristas que já possuem a habilitação de categoria B e desejam obter também a habilitação de categoria A para conduzir motocicletas, motonetas, triciclos e quadriciclos motorizados.

Para solicitar a adição de categoria A, o motorista deve atender aos requisitos estabelecidos pelo Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), que incluem passar por exame médico, realizar 15 aulas práticas específicas para motocicletas e ser aprovado em uma prova prática de direção com motocicleta em motopista credenciadas pelo DETRAN-MG (Departamento Estadual de Trânsito).

É importante lembrar que a condução de motocicletas exige habilidades e conhecimentos específicos, além de uma dose extra de atenção e cuidado por parte do condutor, já que os motociclistas estão mais vulneráveis a acidentes no trânsito. Por isso, é fundamental que o motorista com adição de categoria A esteja sempre atento às condições da via, respeite as leis de trânsito e utilize equipamentos de segurança, como capacete, luvas e roupas apropriadas.

A adição de categoria B é um processo realizado por motoristas que já possuem a habilitação de categoria A e desejam obter também a habilitação de categoria B para conduzir veículos automotores com peso bruto total (PBT) de até 3.500 kg e com lotação máxima de 8 passageiros, excluindo o motorista.

Para solicitar a adição de categoria B, o motorista deve atender aos requisitos estabelecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), que incluem passar por exame médico, realizar 15 aulas práticas específicas para carros de passeio e ser aprovado em uma prova e prática de direção em vias públicas.

É importante lembrar que a condução de veículos automotores exige habilidades e conhecimentos específicos, além de uma dose extra de atenção e cuidado por parte do condutor, já que o trânsito envolve muitos riscos. Por isso, é fundamental que o motorista com adição de categoria B esteja sempre atento às condições da via, respeite as leis de trânsito e utilize equipamentos de segurança, como cinto de segurança e airbags, quando disponíveis.

Serviço específico para condutores que desejam mudar a categoria de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para C, D ou E.
Requisitos para mudança de categoria:
• Categoria C: Estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B.
• Categoria D: Ter 21 anos completos, estar habilitado no mínimo há 2 anos na categoria B ou 1 ano na categoria C.
• Categoria E: Ter 21 anos completos, estar habilitado, no mínimo, há um ano nas categorias C ou D.
• Não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos doze últimos meses.
• O condutor não pode possuir nenhum bloqueio no prontuário.

EXAME TOXICOLÓGICO:
O exame toxicológico é exigido para condutores com habilitação nas categorias C, D e E, exercendo ou não atividade remunerada, e deve ser realizado antes dos exames médico e psicotécnico. ATENÇÃO: O exame toxicológico tem validade de 90 dias. Se o condutor não for aprovado nesse período, deverá realizar outro exame.

EXAME PSICOTÉCNICO:
O exame psicotécnico é exigido quando:
• O condutor exerce atividade remunerada;
• Existe validade no exame psicológico do condutor que não exerce atividade remunerada. – Quando o psicólogo colocar data de validade na avaliação psicológica do candidato à primeira habilitação por identificar necessidade de novo exame em determinado período de tempo, o candidato será informado.

Caso o condutor tenha interesse nesse serviço, a Autoescola Piloto informa que esse serviço é oferecido pelo CAT (Centro Avançado de Trânsito) que fica localizado na Rua 26 nº 1401 – Centro – Ituiutaba-MG

Telefone: (34) 3268-1280
Whatsaap: (34) 99123.0284

As aulas para habilitados é mais uma prestação de serviço oferecido pela Autoescola Piloto, com o objetivo de aprimorar as habilidades dos motoristas que já possuem a carteira nacional de habilitação (CNH). Essas aulas são opcionais e podem ser realizadas a qualquer momento, de acordo com a disponibilidade do aluno.

As aulas para habilitados podem abordar diversos temas, como direção defensiva, primeiros socorros no trânsito, mecânica básica, comportamento no trânsito, entre outros. O conteúdo das aulas é definido de acordo com as necessidades e demandas dos alunos.

Além disso, as aulas para habilitados podem incluir treinamento prático de direção, com o objetivo de aprimorar a técnica de condução do veículo e melhorar a segurança no trânsito. Esses treinamentos podem ser realizados em diferentes condições de tráfego, como em estradas, rodovias e centros urbanos.

Para participar das aulas para habilitados, o motorista deve apresentar a carteira nacional de habilitação válida e estar em dia com suas obrigações perante o DETRAN-MG (Departamento Estadual de Trânsito). É importante destacar que as aulas para habilitados não são obrigatórias, mas podem ser uma excelente oportunidade para aprimorar o conhecimento e as habilidades no trânsito, aumentando a segurança e reduzindo os riscos de acidentes.

A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um procedimento obrigatório para que o motorista possa continuar dirigindo após o vencimento do prazo de validade de sua habilitação. No Brasil, a renovação da CNH é regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e deve ser realizada a cada 10 anos para  para quem tem até 49 anos; Para os que estão entre 50 e 69 anos: a cada 5 anos; Para quem tem 70 anos ou mais: a cada 3 anos.

A Autoescola Piloto faz todo o processo de agendamento de exames, pagamento de taxas e alteração de endereço. Basta o condutor apresentar a CNH e cópia de comprovante de residência para haver a conferência de todos os dados e a realização dos exames necessários segundo as exigências de sua categoria.

É importante destacar que a renovação da CNH é fundamental para garantir a segurança no trânsito, pois permite que o DETRAN-MG (Departamento Estadual de Trânsito) avalie periodicamente as condições de saúde e aptidão dos motoristas para conduzir veículos automotores. Além disso, a renovação da CNH é uma exigência legal e o motorista que não cumprir com essa obrigação pode ser multado e ter a carteira de habilitação recolhida.

A CNH é valida em todo o território nacional desde que esteja dentro do prazo de validade.

Quando o condutor deseja pedir segunda via, acrescentar algum curso, ou adicionar a Categoria de CNH ou quando ocorre o vencimento desta e ele não quer voltar ao estado ou cidade de origem, a Autoescola Piloto assume o compromisso e a responsabilidade de realizar a transferência e todos os procedimentos necessários dentro de toda a legislação exigida pelo concelho nacional de trânsito (CONTRAN).

Para isso é necessário apresentar os seguintes documentos:

• CNH original e sem qualquer restrição;

• Comprovante de residência original, recente e no próprio nome ou nome dos pais;

• RG.

Após a transferência, poderá ser solicitado ao condutor a realização de cursos específicos, exames médico e psicológicos ou ainda aulas práticas no caso de adição, ou mudança de categoria. O DETRAN-MG (Departamento Estadual de Trânsito) indicará a clínica credenciada mais próxima para que o condutor possa realizá-los.

A Reabilitação para PCD (Pessoa com Deficiência) é um processo que visa promover a inclusão social e a autonomia das pessoas com deficiência para que possam se adaptar às condições de mobilidade e acessibilidade do trânsito. Esse processo é regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e tem como objetivo garantir que as pessoas com deficiência possam dirigir com segurança e autonomia.

O processo de reabilitação para PCD envolve uma avaliação médica e psicológica para verificar as condições de saúde do candidato à habilitação. Além disso, é necessário realizar exames específicos para avaliar as limitações e capacidades físicas do candidato, a fim de determinar as adaptações necessárias no veículo e as categorias de habilitação permitidas.

Caso seja necessário, o candidato deverá realizar a adaptação do veículo para que possa dirigir com segurança. As adaptações podem incluir, por exemplo, a instalação de comandos manuais para acelerar e frear o veículo, a colocação de um volante adaptado ou a instalação de uma alavanca de câmbio manual.

Após a realização dos exames e a adaptação do veículo,  o candidato deverá realizar o exame prático de direção, que será avaliado por um examinador do DETRAN-MG (Departamento Estadual de Trânsito) para a emissão da CNH para PCD.

É importante destacar que a reabilitação para PCD é um processo importante para garantir a segurança no trânsito e a inclusão social das pessoas com deficiência, permitindo que elas possam se deslocar com autonomia e segurança. Além disso, é uma exigência legal e o não cumprimento das normas pode resultar em multas e penalidades previstas na legislação de trânsito.

A tradução de carteira de habilitação internacional é um serviço prestado por tradutores juramentados para traduzir para a língua do país de destino as informações contidas na carteira de habilitação internacional emitida pelo país de origem. Esse serviço é necessário para que os motoristas possam dirigir em países que não falam a mesma língua da carteira de habilitação original.
 
A carteira de habilitação internacional é um documento emitido conforme as convenções internacionais de trânsito e é aceita em vários países, com o objetivo de facilitar a condução de veículos em viagens internacionais. No entanto, em alguns países, é exigida a tradução da carteira de habilitação internacional para a língua oficial do país.
 
Após a tradução da carteira de habilitação internacional, o motorista deverá apresentar a carteira original e a tradução para as autoridades de trânsito do país de destino, a fim de comprovar sua habilitação para dirigir. É importante destacar que a tradução da carteira de habilitação internacional é uma exigência legal em alguns países e o não cumprimento das normas pode resultar em multas e penalidades previstas na legislação local de trânsito.
 
A Autoescola Piloto oferece esse serviço no auxílio a tradução de Carteira de habilitação de outros países. Solicite mais informações com a gente!

A CNH provisória é emitida ao condutor após a aprovação nas provas teórica e prática, e tem validade de um ano, período em que o condutor deve dirigir dentro das normas previstas pela legislação de trânsito e sem cometer infrações graves, gravíssimas ou ser reincidência em infrações medias.

Quando um candidato é aprovado nos exames para obter a habilitação para conduzir veículos automotores, ele recebe a Permissão para Dirigir (PPD), um documento provisório.
Após um ano e um dia de utilização da PPD, o condutor deve realizar a troca pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva.

O permissionário poderá dirigir com o documento vencido por no máximo 30 dias. A permissão poderá ser trocada para CNH definitiva a partir do primeiro dia útil após o vencimento, desde que no prontuário do condutor não conste bloqueio, registros de infrações graves, gravíssimas ou reincidência em infração media.

A Autoescola Piloto oferece esse serviço! Solicite mais informações com a gente!

O parcelamento de multas, IPVA e demais dívidas é um serviço oferecido pelos órgãos de trânsito e fazendários, que permite que os proprietários de veículos regularizem suas pendências financeiras junto ao estado de forma parcelada, ou seja, dividindo o valor total da dívida em prestações mensais.

O parcelamento pode ser feito tanto de multas de trânsito quanto de impostos como o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) e outros débitos fiscais relacionados ao veículo.

Para realizar esse parcelamento, basta apresentar o documento do veículo na Autoescola Piloto.

O parcelamento de multas, IPVA e demais dívidas é uma opção vantajosa para os proprietários de veículos que não possuem condições financeiras de quitar suas pendências de forma integral, permitindo que eles regularizem sua situação junto ao estado e possam continuar circulando com o veículo sem preocupações, solicite mais informações conosco.

A alteração de dados da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um serviço oferecido pelo DETRAN-MG (Departamento Estadual de Trânsito) ou CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito), que permite ao condutor atualizar informações em sua carteira de habilitação, como mudança de nome, endereço, telefone, estado civil, dentre outras.

A alteração de dados da CNH é importante para que a carteira de habilitação do condutor esteja sempre atualizada e com as informações corretas, facilitando o processo de identificação e pode evitar transtornos no caso de fiscalizações ou de necessidade de utilização da CNH para outros fins.

Para solicitar esse serviço, basta apresentar os documentos na Autoescola Piloto que faremos a correção junto ao DETRAN-MG e ao término do procedimento será emitida uma nova CNH com as correções solicitas. Para que o serviço seja realizado, será necessário o pagamento de uma taxa DAE(Documento de Arrecadação Estadual) para emissão de uma nova CNH com as devidas correções.

Realize o seu SONHO! Escolha uma Autoescola Completa